Bem Vindo


Oficina do Gif

Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

História do Corselet - A Moda Voltou....


Desde que apareceu na história da moda, no século XVI, esta vestimenta tem sido usada como suporte e controle para as formas naturais do corpo.


De um ponto de vista prático, ter uma peça única feita exclusivamente para moldar o corpo seria muito mais racional do que reforçar todas as outras peças do guarda-roupa, e colocar a tensão do suporte nessa peça ajudaria também a estender a vida útil do vestido.

A rigidez era o principal atributo do corset. A redução da cintura era mínima, mas o busto era erguido e pressionado, e as costas mantidas numa postura reta e distinta, como era de se esperar de uma dama. Ao contrário do que se pode pensar, os primeiros corsets não deviam ser de todo desconfortáveis

No século XVIII, as formas começaram a mudar. O estilo neo-clássico chegava à moda, com formas fluidas e leves, e o corset foi quase completamente abandonado; apenas as mulheres menos favorecidas pela natureza usavam suportes.

O uso permanente do corset poderia fragilizar a coluna com o tempo, atrofiando os músculos que a sustentam. A linha do busto ficou mais baixa e o corset chegava a cobrir os quadris. Achatar o estômago e manter a postura, na Belle Époque, era mais importante do que uma forma de ampulheta, e os corsets da época eram considerados "saudáveis" por conta disto.

As formas neoclássicas, naturais e fluidas, voltariam à moda novamente. Confira abaixo os modelos atuais que são lindo... Todos fabricados pela Madame Sher...






2 comentários:

  1. Ola! posso perder medidas de barriga usando coselete ou cinta moddeladoras?

    ResponderExcluir
  2. Olá, os corset ou cintas modeladoras ajudam a modelar o corpo com o uso prolongado, mas não fazer perder medidas não.
    Espero ter esclarecido sua dúvida, se não, me escreve de novo para eu esclarecer.
    Bj

    ResponderExcluir